UMA ABORDAGEM DE PROBLEMAS AMBIENTAIS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FERNANDA BRAZ DE LIMA

MARLI SCHMITT ZANELLA

Coorientador:

NÉRYLA VAYNE ALVES DIAS

Educação Ambiental

Ensino de Matemática

Modelagem Matemática

Não Informada

Não Informado

PROFCIAMB UEM

Ano: 2022

Um dos caminhos para alcançarmos harmonização no convívio entre a sociedade e a natureza apresenta-se dentro do ambiente escolar, o qual tem papel fundamental na abordagem da Educação Ambiental. Nesse sentido, a pesquisa foi norteada pela questão: Como trabalhar o tema transversal Meio Ambiente em uma perspectiva da Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Tendo em vista os problemas que envolvem a Educação Ambiental e o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, essa pesquisa tem como objetivo compreender, por meio de problemas ambientais apresentados em determinada comunidade escolar, de que forma a Modelagem Matemática potencializa discutir o tema transversal Meio Ambiente nesse nível de ensino, visando à construção de um caderno de atividades como produto educacional. Este trabalho possui a caracterização da natureza qualitativa, com viés de observação participante e pesquisa de campo; os dados foram obtidos por meio da aplicação da Modelagem Matemática e dos registros elaborados pelos alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Goioerê-PR, durante os meses de novembro e dezembro de 2021. A análise dos dados sucedeu-se de acordo com o embasamento teórico adotado, o qual nos auxiliou na compreensão da construção do conhecimento matemático durante o processo de pesquisa. A utilização de tal metodologia proporcionou um ambiente estimulador da busca por conhecimentos novos e observação crítica do ambiente. Além disso, essa pesquisa resultou em um produto educacional em forma de caderno de atividades, capaz de integrar dados, conceitos matemáticos e a conservação ambiental. Por fim, a proposta de aplicação da Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental mostrou-se vantajosa no sentido de proporcionar um ambiente instigador, tornando o aluno capaz de manipular dados, interpretar, propor resultados e elaborar hipóteses.

Visualizar/Abrir Download – Produto Educacional