Autor:
CLAUDIANE FERREIRA DOS SANTOS ROCHA
Orientador: RANYÉRE SILVA NÓBREGA
Palavras Chaves: Educação Ambiental Desafios Ensino-aprendizagem
Linha de Pesquisa: Recursos Naturais e Tecnologia
Projeto Estruturante: Instituições e ambiente
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2018 |
Resumo:
O “Torneio Virtual de Ciência” é um convite à experimentação, à análise de resultados e à solução de problemas por alunos da educação básica. Utilizando as redes sociais e plataformas gratuitas, ele estimula os alunos a buscarem respostas a partir da investigação e experimentação. O Torneio se apresenta nesta pesquisa como um produto metodológico de ensino-aprendizagem, que parte de um problema cotidiano da escola ou da comunidade escolar para ser solucionado através de uma experimentação ou atividade desenvolvida pelos estudantes. Desse modo, esta pesquisa tem como motivação central investigar como o tema água pode ser abordado de maneira experimental por alunos do Ensino Fundamental II e Médio. O Torneio faz parte da ação educativa do Espaço Ciência, museu de ciência de Pernambuco: a cada mês, são lançados desafios com textos de apoios sobre os conteúdos explorados nas competições. Neste estudo, foram analisados quatro desafios que envolveram, de maneira direta e indireta, conteúdos de Educação Ambiental: 1) Utilizar um microcontrolador arduíno (ou semelhante) para construir um equipamento para combater o desperdício de água nas residências; 2) Criar um projeto que permita o reaproveitamento de águas residuais domésticas; 3) Montar um experimento para aproveitamento da energia solar; 4) Realizar uma campanha de coleta de pilhas comuns usadas, garantindo a destinação adequada do material coletado. Nestes desafios, participaram mais de 2.000 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, de 73 escolas públicas e privadas das cinco mesorregiões de Pernambuco. Destas, 82% foram escolas públicas e 18% escolas privadas. Entre os vídeos apresentados no Torneio que envolveram conteúdo de Educação Ambiental, estão descritos e/ou analisados neste estudo 20 experimentos ou atividades desenvolvidas pelos estudantes. Os desafios que envolveram conteúdos de Educação Ambiental despertaram interesse em mais de 40% dos participantes do Torneio Virtual de Ciência. Percebe-se que assuntos relacionados ao meio ambiente, quando abordados de maneira prática, facilitam o entendimento dos conteúdos e promovem a participação do aluno de maneira coletiva com a escola e a comunidade. Torneio também garantiu a abertura para o conhecimento de Educação Ambiental a partir das solução dos problemas, tornando-se assim um grande aliado nas práticas pedagógicas para despertar a consciência crítica e formar cidadãos mais conscientes para o uso sustentável dos recursos naturais. |
|