Autor:
LUCIANA MARTINS DAS CHAGAS
Orientador: WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARÃES
Palavras Chaves: Água Formação de Professores Metodologias Ativas Rotação por Estações
Linha de Pesquisa: Recursos Naturais e
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFPE
Ano: 2020 |
Resumo:
As metodologias ativas enfatizam o papel do estudante participando ativamente como sujeito em todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem. Aprender ativamente, significa reflexão, elaboração e construção do conhecimento pelo próprio discente. Uma das metodologias ativas que podemos citar é a rotação por estações, que é uma estratégia inovadora e bastante significativa, que viabiliza o aprendizado em grupo, gerando o engajamento e o interesse na resolução das tarefas planejadas pelo docente por intermédio do ensino híbrido. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um e-book interativo sobre a temática ambiental a partir de experiências de formação docente na aplicação do ensino híbrido utilizando o modelo de rotação por estações considerando a proposta do Currículo de Pernambuco do Ensino Fundamental II na Área de Ciências da Natureza. Como metodologia, utilizamos a pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa que visa a descrever o uso do ensino híbrido, nas atividades de formação docente da Rede Estadual, em Pernambuco. Acreditamos que este estudo teve um caráter inovador, pois ainda não foi encontrado material didático, já que, transformamos uma metodologia de formato manual em formato digital e que terá um grande impacto na Formação Docente em nível Fundamental, uma vez que, segundo relatos dos professores nas vivências das formações, os docentes demonstram interesse e curiosidade em conhecer e aprender sobre novas plataformas digitais, antes desconhecidas, as oficinas ajudaram a produção de atividades, para enriquecer suas aulas online inserindo-o no mundo digital. Além da publicação do produto Profinteirado, enviaremos artigos com os resultados da validação, bem como um manual de atividades realizadas no e-book. |
|