O TEMA GERADOR DA ÁGUA NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE LADEIRINHAS (EFAL), EM JAPOATÃ/SE


Autor:

MARIA JOSÉ SILVA SOUZA

 

Orientador:

FLORISVALDO SILVA ROCHA

 

Palavras Chaves:

Água; Campesinato

Pedagogia da Alternância

Formação Integral

 

Linha de Pesquisa:

Ambiente e Sociedade

 

Projeto Estruturante:

Escolas Sustentáveis

 

Instituição:

PROFCIAMB UFS

 

Ano: 2018

Resumo:

 

Esta dissertação tem como tema ‘O tema gerador da água na Pedagogia da Alternância: o caso da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL), em Japoatã/SE’. O debate sobre a educação brasileira configura-se historicamente entre propostas tradicionais e críticas. Figurando-se como uma proposta contextualizada, de formação integral e para o desenvolvimento sustentável do meio, até que ponto a Pedagogia da Alternância pode ser considerada crítica e de transformação, no que concerne à integração homem/natureza? O objetivo deste estudo é entender de que forma tem sido tratada a questão ambiental, em especial a temática da água, como conteúdo didático-pedagógico, e também de que forma tem sido feita a sua utilização, gestão e conservação, à luz da formação integral que proposta pela Pedagogia da Alternância (PA). O lócus da pesquisa foi a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, situada no povoado Ladeirinhas “A”, no município de Japoatã/SE. Alinhado ao método dialético, a pesquisa qualitativa ancorada ao estudo de caso foi a abordagem metodológica que orientou este estudo. Para a coleta de dados, foram escolhidos os seguintes instrumentos: análise documental do Projeto Político Pedagógico e documentos escolares; observação dos planejamentos, das aulas teóricas e práticas e anotações em diário de campo; e entrevista semiestruturada com professores, estudantes e seus responsáveis familiares. A partir da análise dos dados, efetuada através da verificação entre a teoria e a prática pedagógica, consolidada nos registros de campo, de acordo com as observações participativas e entrevistas, foi possível levantar reflexões críticas sobre as alternâncias pedagógicas, a utilização dos instrumentos pedagógicos específicos e a sua relação com a Educação do Campo e a formação integral, utilizando como categorias o uso, a conservação e a gestão da água, no currículo e nas práticas pedagógicas. Através da realização do trabalho educativo sob o prisma da temática geradora ‘Terra e água fonte de vida, preservação e conservação do meio ambiente’, foi apresentado dois lados de uma escola. Um que resiste e luta para promover uma formação humana, integral e sustentável, e outro que encontra os inúmeros desafios promovidos pela expansão mercadológica do capital, direcionados através de políticas de desenvolvimento da região do Baixo São Francisco sergipano, sendo a educação uma delas, e que necessitam serem superados através de mudança de paradigma para a valorização da vida humana e também dos bens naturais.

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