LIVRETO INTERDISCIPLINAR PARA ESTUDO DOS RECURSOS HÍDRICOS DO MUNICÍPIO DE ÁGUAS BELAS (PE)

ANTÔNIO EWERTON CARNEIRO DOS SANTOS

LUCIVÂNIO JATOBÁ DE OLIVEIRA

Coorientador:

ALINEAUREA FLORENTINO SILVA

Conservação

Rio Ipanema

Interdisciplinaridade

Não informada

PROFCIAMB UFPE

Ano: 2021

Este trabalho trata de questões relacionadas aos recursos hídricos do município de Águas Belas-PE, com intuito de, através do processo ensino e aprendizagem, minimizar os impactos gerados pelas ações antrópicas no meio ambiente municipal. Para tal, propõe-se como produto a ser utilizado para a conscientização de estudantes e professores do Ensino Fundamental um livreto de caráter didático que aborda os principais aspectos que dizem respeito ao meio ambiente e os recursos hídricos municipais. Para realização da pesquisa foram utilizados mapas geológicos, imagens SRTM, cartas topográficas, além de trabalhos de campo com objetivo de constatar in loco as características ambientais do município relacionadas com a bacia hidrográfica do Ipanema. As questões norteadoras da pesquisa foram: Quais as principais causas da crise hídrica no município de Águas Belas? Quais são as ações antrópicas responsáveis pela degradação ambiental local? Em que sentido um livreto sobre os recursos hídricos do município, de caráter educativo, poderá minimizar os efeitos deletérios das ações antrópicas e despertar a consciência ambiental entre a população jovem estudantil? O objetivo principal deste trabalho foi elaborar livreto interdisciplinar que auxilie no processo de ensino e aprendizagem em Ciências Ambientais com foco nos Recursos Hídricos. Os objetivos específicos estabelecidos foram: caracterizar as condições geoambientais do município de Águas Belas (PE); oferecer aos estudantes ferramentas didático-pedagógicas para o trabalho de Educação Ambiental local; produzir livreto interdisciplinar em consonância com a BNCC e faixa etária dos estudantes; e avaliar o uso do livreto e suas implicações para o processo ensino e aprendizagem para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos empregados foram: inicialmente realizou-se uma ampla pesquisa bibliográfica direcionada aos temas mais relevantes contemplados no trabalho; em seguida, procedeu-se uma análise desse material que contribuiu para a Fundamentação Teórica da pesquisa; logo após, iniciou-se a elaboração do livreto e as definições do paradigma a ser seguido; e por fim, foi aplicado um questionário aos professores para validação do produto. Após aplicação dos questionários, e análise dos gráficos, verificou-se o seguinte perfil docente: a maioria possui especialização; quase metade possui formação em pedagogia; e o restante, dividido entre as disciplinas de geografia, biologia e história. Percebeu-se que a grande maioria leciona no Ensino Fundamental básico. Quanto ao produto tecnológico: ‘’Livreto Interdisciplinar para Estudo dos Recursos Hídricos de Águas Belas’’, todos os docentes aprovaram o conteúdo, as imagens e as ilustrações. No que diz respeito aos critérios de avaliação da capes: impacto, aderência, aplicabilidade, inovação e complexidade, todos os professores consideram o produto de satisfatório a excelente. Em conclusão, espera-se que este trabalho seja utilizado pela rede municipal de ensino e que sirva para despertar interesse e conscientização de professores e estudantes. Que cause impacto na sociedade, contribuindo para uma educação ambiental mais atuante, principalmente a nível local. E que mais trabalhos, estudos e produtos como este possam surgir.

Visualizar/Abrir Download – Dissertação e Produto Educacional (APÊNDICE A)