Autor: RUTH KELLEN CATAO CHAVES
Orientador: EMERSON JOUCOSKI
Coorientador: CHRISTIANO NOGUEIRA
Palavras Chaves: Concepções de Educação Ambiental Prática Docente Ensino Fundamental
Linha de Pesquisa: Não informada
Projeto Estruturante: Não informado
Instituição: PROFCIAMB UFPR
Ano: 2018 |
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as concepções de Educação Ambiental (EA) dos professores das escolas Municipais de Ensino Fundamental I do município de Matinhos, localizado no litoral do estado do Paraná. Este trabalho resultou em um material no qual se concentram as informações obtidas através da pesquisa para que os professores e a secretaria municipal de educação possam acessar os dados. Para tanto, partiu-se da realidade local como base para a construção do relatório de sugestões e ações em EA, levando em consideração o desenvolvimento do pensamento crítico e tendo como base as concepções identificadas. O relatório será disponibilizado on-line publicamente. Aliado a estes processos se tem o papel da EA no fazer-se presente e transversal para que esta permeie estes vários cenários sociais nos quais o município se encontra, promovendo a identidade e valorização com o ambiente. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e formulários padronizados com os professores das escolas selecionadas. Seu objetivo foi a construção e verificação de um instrumento de coleta de dados sobre a EA. Como resultado da pesquisa identificou-se que há pouca ou nenhuma relação com os parques presentes no município em sala de aula apesar de haver um parque para cada escola municipal. Verificou-se que os professores não trazem a prática da EA como um todo. Não há promoção do eu ser humano enquanto natureza. No Plano de Trabalho Docente percebe-se que a EA é apenas uma nota de rodapé. Como resultado dos questionários os professores se identificaram em sua maioria com as concepções ou corrente Ecopedagógica, Transformadora Emancipatória e Alfabetização Ecológica. Nas entrevistas observou-se a necessidade de materiais para que seja desenvolvida a EA de forma transversal. Conclui-se que de maneira geral os professores almejam melhorias presentes e futuras e as repassam aos seus alunos. Realizam uma reflexão cíclica de questionamentos sem resposta que os impedem de quebrar paradigmas que os permitam ver além da rotina tradicional da escola. Palavras-chave: Concepções de Educação Ambiental. Prática Docente. Ensino Fundamental. |
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