As universidades estão envolvidas na formação de tomadores de decisão e na produção de conhecimento e tecnologias que estabelecem conexões locais e globais com a sociedade civil, empresas e governo. Com as preocupações nos setores ambiental, social e econômico, o desenvolvimento sustentável passou a integrar a agenda das universidades no planejamento estratégico, no ensino, pesquisa e extensão e no planejamento urbano dos campi.
Nesse sentido, o levantamento e a avaliação da situação dos campi universitários quanto à sustentabilidade caracteriza-se como instrumento de gestão e melhoria contínua na transição para a universidade sustentável.
Os indicadores de sustentabilidade para campus universitário são instrumentos de avaliação da sustentabilidade. Nesse sentido, a comparação entre os indicadores de universidades nacionais e internacionais permite a avaliação comparativa, envolvendo diferentes setores da universidade: cenário e instalações, água, energia e mudanças climáticas, resíduos, transporte, educação e pesquisa.
O sistema de ranqueamento UI GreenMetric é uma iniciativa da Universitas Indonesia que estabelece indicadores de sustentabilidade específicos para avaliar e balizar as futuras decisões de mais de 780 universidades no planeta. O objetivo do ranqueamento é trazer um resultado online das condições e políticas de campus sustentáveis das universidades participantes, de forma a integrá-las e promover mais possibilidades de ações sustentáveis.
As universidades brasileiras têm se empenhado em tornar seus campi mais sustentáveis. Em uma iniciativa da UI GreenMetric, organizamos o 4o. Workshop Nacional em busca de trocar experiências de gestão e implantação de ações sustentáveis e de trazer incentivos e colaborações para a submissão dos indicadores.
Excepcionalmente neste ano, o workshop será de forma virtual. Ainda assim, haverá submissão de resumos e publicação nos anais no evento.
|